Site diz que Incra promove grilagem oficial
Grilagem oficial
Mais um parque nacional brasileiro corre o risco de ter um pedaço seu grilado pela indústria dos quilombos fomentada pelo Incra. A bola da vez é o Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, onde 16 famílias da comunidade do Tambor, que se auto-declararam quilombolas em março de 2004, receberão uma equipe do Incra encarregada de validar a sua reclamação por terras da unidade de conservação.
“Quilombo”
O próprio Incra, de certa forma, reconhece na nota oficial em que anuncia sua intenção de tirar um naco do Jaú que a comunidade do Tambor não tem qualquer relação com um quilombo, pelo menos não na acepção original do termo, que segundo os dicionários de português significa povoação fortificada de negros fugidos da escravatura. Ela diz as famílias descendem de um casal de negros que se estabeleceu na região em 1910, vinte e um anos depois da assinatura da Lei Áurea.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>