• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Plano de governo prevê promoção de cidadania em comunidades quilombolas

Governo ampara minorias do Estado

Orientar a formulação de políticas públicas nas esferas estadual e municipal, e direcionar as existentes, para minorias étnicas do RN, como quilombolas, comunidades negras, indígenas, ciganos e de terreiros, garantindo que parte dos recursos de cada secretaria sejam revertidos em melhorias para esta esfera da população. É assim que pretende trabalhar o Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lançado na tarde de ontem pelo Governo do Estado. Segundo a governadora Wilma de Faria,‘‘essas políticas buscam promover a cidadania de descendentes afros, que vivem isolados da sociedade. Nosso laboratório foi a comunidade de Negros do Riacho, em Currais Novos-RN, onde realizamos obras de habitação e infra-estrutura. Mas o plano não estimulará apenas ações de assistência social, pretendemos emancipar as comunidades quilombolas, por exemplo, para que elas se desenvolvam’’.

No evento, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para o Plano, onde vários eixos específicos serão trabalhados pelas secretarias estaduais. O eixo de Saúde e Saneamento Básico, por exemplo, vai ficar sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, enquanto o eixo de Regularização Fundiária terá mais de um órgão encarregado: Seara, Incra/MDA, Ibama e Ministério Público.

A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial (Secretaria de Justiça e Cidadania/RN), Elizabeth Lima, explicou que o ‘‘ Plano é significativo para nós que fazemos a diversidade cultural, e busca orientar principalmente os gestores públicos, que precisam conhecer melhor a história desses povos para, a partir daí, encontrar a melhor metodologia e estratégia de trabalho a serem aplicadas’’. O evento contou com a participação de entidades de minorias do RN, autoridades locais e da secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

Maria das Graças Fernandes, mais conhecida como ‘‘Preta‘, é presidente da Associação Comunitária de Boa Vista dos Negros, próximo ao Município de Parelhas-RN, e fala sobre os maiores obstáculos encontrados pela sua comunidade. ‘‘Faltam oportunidades para os negros ingressarem no mercado de trabalho, cursar uma universidade. Somos seres humanos também, e temos os mesmos direitos à Educação. Espero que este Plano contemple isso’’.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo