Crianças reúnem-se em Brasília para o primeiro Quilombinho
BRASÍLIA – Crianças e adolescentes de 60 comunidades quilombolas do país se reúnem nestas segunda e terça-feiras, em Brasília, para participar do Quilombinho, o primeiro Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas.
Elas vão discutir problemas de adultos que as atingem diretamente como educação, saúde, esporte, lazer, segurança alimentar e até a representação infantil em instâncias políticas. Além das oficinas de políticas públicas, elas também participam de oficinas de música e dança. A abertura do primeiro Quilombinho está marcada para as 9 horas, no Palácio do Planalto.
O vice-presidente da República, José Alencar, deve participar da cerimônia, junto com a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir); o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi; a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie Pierre Poirier; e o coordenador nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Jhonny Martins.
O Quilombinho é promovido pela Conaq, Seppir, SEDH, Secretaria Nacional de Juventude, pelos ministérios da Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Fundação Cultural Palmares, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e pelo Unicef.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>