• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombola do Valongo se inscreve na faculdade, mas precisa de ajuda

Por Rosa Peralta

Aluna da comunidade quilombola do Valongo, situada no município de Porto Belo (SC), autodidata, depois de quatro anos de preparação, consegue se inscrever na faculdade, que terá início dia 26 de junho. Para isso, teve que superar diversas dificuldades, uma vez que não dispunha de biblioteca, jornais, computador, internet e nem transporte para se locomover do quilombo (distante 25 quilômetros de Porto Belo) para fazer cursinho ou se preparar numa biblioteca.

Com ajuda do Clube de Ciências Profª Getulina Samagaia de Porto Belo e da ONG Porto Ambiental, foi se preparando durante esses últimos quatro anos para se sentir segura e enfrentar uma faculdade. Segundo a professora Soleci Ferreira, presidente da ONG Porto Ambiental, a jovem queria Ciências Biológicas, mas optou por Pedagogia, pensando em que poderá dar aulas no quilombo mesmo e se preparar para fazer Biologia no futuro. Uma vez por semana terá aulas presenciais na cidade de Itapema.

Mas para acompanhar as aulas e estudar em casa, ela precisa de um computador com internet via rádio (já que no quilombo não tem telefone).

“Qualquer máquina serve, mesmo usada, basta que tenha um pouco de memória para inserir CDs com conteúdos que precisará para se preparar. Uma impressora também pode ser usada para que possa fazer suas tarefas”, explica Soleci.

Além disso, a professora acredita que a estudante precisa de uma televisão para assistir notícias e assim se manter informada: “Ela se atualizou e se preparou ouvindo num pequeno rádio o programa A Hora do Brasil. São de jovens assim que o Brasil precisa. Com certeza serão profissionais honestos e capazes. Vamos ajudar, porque nessas pessoas vale a pena investir”.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Soleci pelo e-mail da Porto Ambiental portoambiental@uol.com.br, pelo telefone (47) 3369-4583 ou ainda na rua Dr. Orlando Pereira, 442 – Centro – Porto Belo (SC).

A ONG Porto Ambiental se dispõe a buscar as doações.

Outra iniciativa da Porto Ambinetal, é a criação do blog http://sosportobelo.zip.net, que traz informações e fotos de atividades envolvendo alunos da escola Tiradentes, onde Soleci dá aulas, e a comunidade quilombola do Sertão do Valongo.

A professora convida todos a participar da construção desse blog: “Dêem opinião, ajudem o clube de ciências a ajudar as crianças a não perder o único espaço que tem para aprender a reciclar, se desenvolver, aprender coisas que realmente valem a pena e necessárias para a defesa do Planeta Terra. Colabore! Não deixe morrer por causa de pessoas que não tem nenhum compromisso com a educação e o ensino em Porto Belo.”

 

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo