• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Direito de resposta da prefeitura de Quissamã

Estamos estarrecidos com a falsa denúncia publicada em seu site, no dia 7 de maio de 2007, intitulada Quilombolas de Quissamã sofrem ameaças de despejo da prefeitura local. De tão descabido e inverídico, tal desvario será respondido pela Prefeitura de Quissamã com uma ação judicial contra os autores de tal absurdo.

A comunidade de Machadinha já recebeu um investimento, feito com recursos próprios da Prefeitura, na ordem de R$ 1,2 milhão para a restauração e construção de adaptações de uma primeira ala de senzalas, garantindo assim dignidade e qualidade de vida para aquela população. A reforma total do complexo arquitetônico de Machadinha está orçada em quase R$ 5 milhões e o poder público municipal vai dar continuidade a este projeto, que prevê, além dos restauros, a construção da Casa de Artes, um centro de formação de mão-de-obra e geração de emprego e renda através do incentivo das atividades artísticas locais, como a dança, a música e a culinária típica.

Portanto, a desinformação de vocês só serviu para propagar a calúnia, resultado da incompetência ou da má fé. A própria deputada estadual Beatriz Santos (PRB-RJ), citada na farsa que vocês chamam de notícias, esteve na localidade de Machadinha e saiu impressionada como excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura nesta comunidade. A deputada garantiu que foi muito bem recebida em Quissamã e que ficou satisfeita com a condução do projeto de restauração do Complexo Arquitetônico da Fazenda Machadinha.

Em relação à denúncia feita pelo PMDB, a verdade apareceu. Estou muito feliz, por que é um projeto de grande relevância para a sociedade, que vai trazer um brilho para o município, além de ser muito benéfico para a comunidade de Machadinha, revelou a parlamentar fluminense.

E mais: no mesmo dia da visita da deputada, 22 de maio, Machadinha recebeu também a visita da secretária de estado de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, que foi conhecer o local ao lado do prefeito Armando Carneiro, vereadores e secretários de governo.

Depois de verificar o estado de uma ala ainda a ser recuperada, ela visitou uma das casas restauradas e ampliadas pela prefeitura. Recebida pela moradora Cristina Pacheco da Silva, que divide a casa com o marido e três filhos, a secretária ouviu da moradora que agora tem uma melhor qualidade de vida.

Antes a casa era de chão de barro e nada parava limpo. Nossa vida melhorou muito e temos mais espaço para viver melhor, justificou a moradora.

Benedita conversou com diversos moradores. Ao término da visita, a secretária se mostrou encantada com o que encontrou em Machadinha e também com o trabalho desenvolvido no município, em prol da cultura. Quero dar os parabéns pela preservação da cultura do Brasil dentro do Estado do Rio de Janeiro. Lamentavelmente, a surpresa ainda é grande, quando encontramos quem se preocupa com a cultura e investe recursos nisso, como é feito aqui em Quissamã, afirmou Benedita.

Vale ressaltar que o patrimônio histórico de Machadinha foi adquirido pela Prefeitura em 2002, possibilitando legalmente estas ações implementadas pelo poder público municipal em parceria com o Inepac, já que o bem é tombado pelo órgão desde 1979.

Sendo assim, em nome da verdade, solicitamos a publicação deste direito de resposta e a exclusão imediata da farsa contida neste site.

 

Prefeitura de Quissamã
Coordenadoria de Comunicação
(22) 2768 9300 Ramais: 9305 e 9352
comunicacao@quissama.rj.gov.br
http://www.quissama.rj.gov.br

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo