• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Jongo e feijoada no Quilombo São José

 

No dia 13 de maio, a partir das 10h, acontece no Quilombo São José da Serra, na Serra da Beleza, em Valença, uma festa em homenagem aos pretos-velhos com muito jongo, feijoada e exposição de artesanato local. Até dois anos a comunidade não possuía luz elétrica vivendo em isolamento. A floresta, as casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda são comuns na comunidade.


O Quilombo São José existe há cerca de 150 anos e é o mais antigo do estado. Cerca de 200 quilombolas moram no local, em suas casas de adobe ou pau-a-pique e telhado de palha. O trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o Jongo e o Terço de São Gonçalo fazem parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados na fazenda, por volta de 1850.


Como chegar:

Seguir estrada Rio-SP. Subir a Serra das Araras. Entrar em Barra do Piraí e atravessar a cidade em direção a Valença. Após o trevo, seguir em direção a Conservatória. Atravessar a cidade de Conservatória e subir a Serra da Beleza. Após a 4° ponte, no Km 18 da estrada, virar a esquerda na estrada secundária de acesso ao Quilombo. Seguir mais 6 km. Mais informações pelo telefone (21) 3852-0043.

Programação do evento:

10h – Missa afro ao ar livre
12h30 – Feijoada em beneficio da comunidade
15h – Apresentação de Capoeira Angola, Maculelê, Samba de roda entre outros
16h30 – Jongo de Pinheiral
17h – Jongo do Quilombo São José
17h30 – Confraternização entre os grupos
19h – Benção da fogueira pela matriarca da comunidade Mãe Terezinha
19h30 – Homenagem aos Pretos-Velhos e
Inicio da Roda de Jongo na beira da fogueira com a participação de todos os presentes…
21h às 7h da manhã – Início do Baile de Calango intercalado com Roda de Jongo na fogueira

Dia 13

8h – Café da manhã
9h – Jogo de futebol
12h – Encerramento da festa

 

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo