Mata Cavalo irá ganhar rádio comunitária
Pelo menos foi o que garantiu membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na manhã do último domingo (22), durante a solenidade de entrega de uma biblioteca rural – Arca das Letras, em Mata Cavalo – comunidade rural de Nossa Senhora do Livramento.
De acordo com os técnicos da capital federal, a emissora de rádio FM de baixa potência e cobertura restrita irá ajudar no desenvolvimento do local, mediante a divulgação de idéias, manifestações culturais, artísticas e folclóricas, tradições e hábitos sociais dos remanescentes de quilombolas. Para tanto, a programação da rádio deverá estar voltada exclusivamente à comunidade, sem descriminação de raça, credo, sexo, convicções políticos partidárias e condições sociais, advertiu Vilma Alvarez – técnica do Ministério das Comunicações. “A rádio deverá ter uma programação voltada puramente na difusão das notícias local e deverá respeitar os valores éticos e sociais das famílias dos quilombolas”, salientou.
Mata Cavalo em Livramento faz parte de um pacote de 192 municípios agraciados com a rádio comunitária pelo Governo Federal. Para garantir a autorização de funcionamento da rádio, membros da associação de Mata Cavalo já mobilizam e a publicação do Aviso de Habilitação sairá em breve através do Diário Oficial da União, já que é determinação expressa do Ministro das Comunicações – Hélio Costa. Para Edsom Silva – presidente da associação destinada a habilitação da rádio, após a publicação do aviso, a entidade terá o prazo de 45 dias para apresentar toda documentação e receber autorização do serviço de radiodifusão comunitária. Vale ressaltar que essa ação é parte do projeto especial de cidadania e ações integradas do programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, em parceria com o MDA. A iniciativa visa desenvolver ações especiais para a redução dos problemas enfrentados pelas comunidades no que diz respeito à educação e à energia. Em Mato Grosso, as ações tem grande perspectiva de crescimento, por meio da parceria entre a Delegacia Federal do MDA/MT e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado, estendendo o programa a 57 penitenciárias.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>