Coordenação quilombola apresenta reivindicações a instituto de terras do estado
Compromisso do Itesp com quilombos é reafirmado
A Coordenação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado de São Paulo reuniu-se na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com o diretor executivo da Fundação Itesp, Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Durante o primeiro encontro oficial com as lideranças quilombolas, realizado em 13 de abril, Gustavo Ungaro ouviu as demandas e reiterou o compromisso do Itesp com todas as comunidades. “É fundamental agregarmos parceiros, instituições. A Fundação Itesp soma esforços na busca de políticas públicas positivas, para possibilitar uma efetiva melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paulistas que vivem em comunidades quilombolas”. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, participou da reunião, apontando a filosofia da Fundação como meta. “O grande objetivo é conquistar a cidadania como meio de gerar possibilidade para os negros”.
Os representantes do Cafundó, no município de Salto de Pirapora, uma das mais tradicionais comunidades quilombolas do país, anunciaram o lançamento do livro “Cafundó aos Olhos da Comunidade”, em junho, resultado de um trabalho coletivo, além da implantação do curso de alfabetização de adultos. O encontro da Coordenação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado de São Paulo teve duração de dois dias. Conforme afirmou Gustavo Ungaro, a “interação entre os representantes desse povo com o restante da sociedade é fundamental: precisamos ouví-los e entender o modo de vida dessas comunidades, com respeito às tradições e promovendo o bem-estar coletivo, já que são paulistas de diferentes regiões. Esse é o resgate do sentimento maior, de justiça, que todos devem ter”.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>