Energia elétrica chega a Conceição da Barra
ES – Energia elétrica chega às comunidades quilombolas de Conceição da Barra
Trinta e cinco famílias de quilombolas que vivem nas comunidades de São Domingos, Angelim, São Domingos, Córrego do Maciço, Linharinho e Roda D’água, todas no município de Conceição da Barra, estão em festa. Neste sábado (17), às 10 horas, será inaugurada oficialmente a rede elétrica do programa ‘Luz Para Todos’, que vai beneficiar cerca de 200 pessoas que vivem nas cinco comunidades. O programa é uma parceria dos governos Federal e Estadual, e da concessionária de Energia Elétrica Escelsa.
A solenidade acontecerá em São Domingos e terá a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos moradores locais.Os investimentos aplicados pela parceria foram de R$ 210 mil, e as famílias atendidas não tiveram despesa para a instalação da energia elétrica em suas residências.
“São remanescentes de escravos, comunidades que viviam sem energia elétrica e agora já podem desenvolver outros projetos porque terão maiores condições de trabalho. Sem contar que a eletricidade traz mais conforto e lazer para as pessoas”, disse Octaciano Neto, gerente da Seag na área de agricultura familiar e reestruturação fundiária, e que estará no evento.
Os quilombolas têm nas lavouras de mandioca sua principal atividade de subsistência e fazem nas Casas de Farinha os produtos que comercializam, como a própria farinha e o biju de tapioca. Além disso, existe a Associação das Comunidades Rurais Quilombolas do Município de Conceição da Barra, que organiza e promove ações diversas nas comunidades.
“A chegada da eletricidade vai trazer benefício uma vez que a rede facilita o desenvolvimento. Por onde passa a luz há progresso. Vamos implantar um projeto de sustentabilidade e outra prioridade são as reformas da Casas de Farinha”, afirmou Domingos dos Santos, o Chapóca, presidente da associação.Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prestam assistência às comunidades de quilombolas de Conceição da Barra e estão em constante trabalho e aplicação de projetos.Recentemente, em conjunto com o Banco do Nordeste do Brasil, o Incaper fez experimentos destinados às mulheres agricultoras da comunidade de Linharinho, com plantação de batata doce e com o plantio de mandioca.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>