• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidades quilombolas receberão agroindústria

Comunidade quilombola de Cachoeiro de Itapemirim vai receber agroindústria

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, a prefeitura começou a discussão para a implantação de uma agroindústria na região da comunidade quilombola de Monte Alegre, no município. O encontro contou com a presença de membros da Associação Comunitária dos remanescentes de quilombos.

Na reunião foi anunciada a liberação de recursos pela Fundação Banco do Brasil para a construção de duas unidades industriais para produção de rapadura e mandioca. Segundo Cícero Moura, coordenador do projeto Cooperar, a documentação está toda correta e agora só falta a assinatura para a verba ser enviada. “O próximo passo a ser dado é organizar para começar o trabalho de plantação da cana de açúcar e da mandioca”, relata o coordenador.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Cachoeiro, José Arnaldo de Alencar, o projeto é importante para o local, pois vai proporcionar benefícios aos produtores como a possibilidade de buscar recursos no Pronaf Capixaba, que disponibiliza R$ 3,3 milhões aos agricultores de pequeno porte do Estado. “A questão agrária está sendo estimulada, pois está dando certo. O pequeno agricultor que estava abandonado agora está tendo oportunidades, e com o circuito Águas de Burarama o local vai ter onde vender as mercadorias e dar visibilidade ao projeto”.

De acordo com a prefeitura, o município pretende auxiliar os produtores na implantação do projeto como; auxilio técnico, transporte de mudas e tratores para aragem do local. Ao término da reunião, a Associação marcou um outro encontro na localidade para definir quem vai participar e quais os próximos passos a serem tomados para o desenvolvimento do projeto em Monte Alegre.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo