Quilombolas elegem coordenação estadual em clima de festa
A chapa de consenso, presidida por Johnny de Jesus Martins, foi eleita para conduzir, por mais dois anos, os trabalhos da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Mato Grosso do Sul (CONERQ-MS). A eleição ocorreu ontem durante as festividades do centenário de criação da comunidade Picadinha, a 17 km de Dourados.
Johnny está na liderança da entidade desde sua fundação, em janeiro de 2005. Segundo ele, a recondução ao cargo lhe confere respaldo para dar continuidade a projetos como o Centro Referencial Quilombola e o fortalecimento institucional da Conerq. Para o próximo mandato, pretende preparar futuras lideranças do movimento negro no Estado, por isso, parte da direção incorporou jovens lideranças das comunidades.
A Conerq representa doze comunidades negras rurais quilombolas que estão em processo de titulação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>