Regularização de terras quilombolas é prioridade, diz Matilde Ribeiro
Regularização das terras de comunidades quilombolas é projeto prioritário, diz ministra
Fortalecer ações para regularizar terras de comunidades remanescentes de quilombos está entre os projetos prioritários da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para os próximos quatro anos. E foi um dos temas da reunião do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que discutiu ontem, dia 8, as principais políticas de governo para o período de 2007 a 2010.
De acordo com a ministra Matilde Ribeiro, a intensificação de políticas públicas para as comunidades quilombolas é fundamental . “Temos que aumentar as ações. Há cerca de 400 projetos de regularização em curso. Na gestão passada, alguns tiveram finalização, mas a maior parte deles vai entrar nessa próxima gestão”, disse.
Outros projetos defendidos pela ministra estão na área de educação e segurança pública – setores que considera estratégicos para a inclusão social.
Matilde Ribeiro destacou a presença, na reunião, do ministro da Educação, Fernando Haddad, “para que exista diálogo entre a agenda educacional do governo e as estruturas que colaboram com o desenvolvimento de projetos para inclusão social”.
Segundo a ministra, “é tanto uma forma de sensibilização como de envolvimento mútuo, entre dois ministros ou mais, em uma agenda de trabalho estratégico”.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>