Governo discute planejamento estratégico para a igualdade racial
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial, iniciou ontem, 24, no Forte São Luís Hotel (antigo Vila Rica), uma ampla discussão sobre planejamento estratégico para os próximos dois anos. O debate contou com a participação do subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do governo federal, Carlos Trindade; do secretário da Igualdade Racial, João Francisco dos Santos; do secretário adjunto da Casa Civil, Cândido Lima; do assessor especial do governo, Bira do Pindaré, além de estudiosos e representantes das populações afro-descendentes e indígenas.
Carlos Trindade fez uma explanação em nome da ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e disse que está à disposição do governo Jackson Lago para contribuir na implantação de políticas públicas importantes para a igualdade racial no Maranhão. Estamos trazendo para o Maranhão as nossas experiências para que possamos fazer um acordo de cooperação técnica e, a partir daí, desenvolver políticas que alterem a qualidade de vida da população negra maranhense.
O secretário da Igualdade Racial, João Francisco dos Santos, reafirmou a intenção do governo de resgatar a dívida social do Estado com a comunidade negra maranhense. O evento visa definir a missão, os objetivos, a visão e as ações prioritárias da Secretaria da Igualdade Racial para o biênio 2007/2008, informou. Disse ainda que, no Maranhão já existe um Plano Estadual, que foi elaborado no governo passado e que, a partir de agora,será executado para alcançar resultados concretos.
O secretário adjunto da Igualdade Racial do Maranhão, Sílvio Bembém, apresentou a minuta de uma proposta de trabalho, juntamente com os assessores da área Institucional, Walter Maresia; de Políticas Alternativas, Socorro Guterres; e das Comunidades Quilombolas Tradicionais, Ivo Fonseca.
Começamos a avaliar as ações e as políticas públicas desenvolvidas para a promoção da igualdade racial no Estado, frisou o secretário, observando que o governo do Maranhão vai impulsionar políticas de ações afirmativas, que incluem a implementação de ações de construção da cidadania das populações indígenas e afro-descendentes, com prioridade aos quilombolas, mulheres e outros segmentos sociais discriminados.
No Maranhão, constitui um ineditismo a discussão da igualdade racial no âmbito estadual, o que demonstra a disposição do governo em implantar o Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial para atuação ainda mais efetiva em todas as secretarias de Estado, completou o secretário João Francisco.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>