• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Dia da Consciência Negra será comemorado em comunidades quilombolas

Para comemorar os 35 anos do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e com o objetivo de divulgar o modo de vida e a riqueza sociocultural das comunidades quilombolas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário (Incra) está apoiando a realização do projeto Quilomboaxé!, Encontro Artístico e Cultural das Comunidades Quilombolas, que acontece entre os dias 24 e 26 em Porto Alegre e nos municípios de Canoas, Gravataí e Osório, no Rio Grande do Sul.A ação é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Governo Federal, que conta com o patrocínio da Petrobras. O evento será uma oportunidade de promover o intercâmbio artístico e cultural entre a população urbana e rural, resgatar valores e dar visibilidade às condições de vida atuais das comunidades quilombolas. De acordo com a coordenadora da Federação das Associações das Comunidades Quilombolas no Rio Grande do Sul, Cledis Resende de Sousa, esta é uma maneira importante de valorizar a contribuição dos quatro milhões de africanos escravizados e seus descendentes para o enriquecimento sociocultural do Brasil. “A contribuição africana foi muito forte para a formação do nosso País. Houve influência deles na religião, na música, na dança, na alimentação e na forma de produção em geral. A cultura brasileira deve-se quase que totalmente à influência do povo negro africano”, ressalta.

Presença de artistas

Chácara das Rosas, em Canoas, Luiz Guaranha, em Porto Alegre, Manoel Barbosa, em Gravataí, e Morro Alto, em Osório, são as quatro comunidades contempladas pelo projeto. Nesses locais, serão realizadas atividades diversas como: oficinas de hip hop para os jovens, serestas e rodas de samba. Já estão confirmadas as participações da sambista Leci Brandão, da cantora Sandra de Sá, da atriz Zezé Motta e de Marcão, vocalista da banda de rap DMN. Para o encerramento das comemorações, marcado para a noite do dia 26, está sendo montado um espetáculo para o grande público no anfiteatro Pôr-do-Sol, localizado à beira do rio Guaíba, na capital gaúcha. Após as visitas às comunidades, os artistas convidados se apresentarão para uma platéia estimada em 50 mil pessoas. Também está prevista exibição do grupo cultural Maçambique e performances de artistas locais. Todas as atividades do projeto Quilomboaxé! são gratuitas e abertas ao público em geral. Mais informações sobre o evento estarão disponíveis na página eletrônica da Seppir (http://www.planalto.gov.br/seppir/) nos próximos dias.Quilombos urbanos no estadoAs comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e as práticas culturais próprias. No Rio Grande do Sul foram mapeados 143 quilombos. Destes, três urbanos em Porto Alegre e um na cidade de Canoas. Os quilombos urbanos são comunidades de resistência negra localizados em áreas que hoje estão urbanizadas, e cujos territórios vêm sendo ameaçados pelo avanço da especulação imobiliária.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo