• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Prefeitura e Estado discutem melhorias para quilombolas de Ubatuba

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido nesta terça-feira, 14, com a Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, para discutir assuntos relacionados a melhorias, principalmente nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura, para as comunidades remanescentes de quilombos existentes em Ubatuba. A reunião ocorreu antes de uma audiência pública, sobre o mesmo tema, realizada no bairro da Picingüaba.Também estiveram presentes na reunião, o Procurador do Estado, Alexandre Moura de Souza, o Assessor de Defesa da Cidadania, Roberto Almeida de Oliveira, o coordenador regional do Itesp, José Roberto Andreon, além dos secretários municipais de Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Obras, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Administração Regional Norte e representantes das comunidades quilombolas de Ubatuba, como Antonio dos Santos , presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Caçandoca, entre outros.

Empenho, seriedade e dedicação

A secretária estadual Eunice Aparecida de Jesus Prudente disse sentir-se honrada por estar em uma cidade tão bonita como Ubatuba e com um prefeito que abraçou a causa quilombola. “As questões quilombolas são complexas, mas estamos aqui para tentar resolvê-las. É importante que os quilombolas tenham as mesmas condições que qualquer cidadão”, disse a secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, que agradeceu o empenho, a seriedade e a dedicação da Prefeitura de Ubatuba.

Roberto Almeida de Oliveira explicou que a idéia da audiência pública é de estabelecer um diálogo entre o Estado, a União e as prefeituras. “Fico muito contente porque nunca somos recebidos por tantos secretários municipais”, disse o assessor de Defesa da Cidadania, satisfeito com o engajamento da prefeitura na questão quilombola.

Respeito e atenção

Os secretários municipais presentes à reunião apresentaram sugestões para questões relacionadas com suas respectivas pastas, como foi o caso de problemas levantados em relação a agentes de saúde, vias de acesso e escolas.

De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, há um objetivo comum que é a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas. “É de extrema importância que continuemos discutindo medidas para melhorar as questões que envolvem estas comunidades tradicionais. São pessoas que vivem nestes locais há muitos anos e que merecem toda o respeito e a atenção da administração pública”, disse o prefeito.

Ubatuba possui hoje, além das comunidades quilombolas da Caçandoca e do Camburi, outras duas em fase de reconhecimento, na Fazenda da Caixa e na Casanga.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo