Lula recebe dossiê sobre Marambaia
Durante comício que reuniu cerca de 12 mil pessoas em Duque de Caxias (RJ), no dia 11 de outubro, quilombolas da Ilha da Marambaia e representantes da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) entregaram um dossiê ao Presidente Lula. O dossiê contém informações básicas para compreender o contexto vivido pela Comunidade Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia. Trata-se do relato resumido do histórico da população quilombola, da conjuntura do conflito instaurado com a chegada da Marinha à região e, finalmente, da atual situação envolvendo diversas esferas do governo.
Segundo Bertolino Lima, ex-morador da Ilha e membro da Acquilerj, Lula chegou a folhear o documento, trocou algumas palavras com o candidato ao governo do estado, Sergio Cabral, e fez um gesto para os quilombolas de que estava ciente da situação. “Agora ele não vai poder dizer que não ouviu falar em nós”, comentou Bertolino.
Os quilombolas da Marambaia aguardam o prosseguimento do processo de titulação de suas terras, interrompido desde o dia 15 de agosto, quando, por ordem da Casa Civil, o Incra publicou uma portaria anulando a publicação no Diário Oficial do Relatório de Identificação e Delimitação do território reivindicado pela comunidade.
Para obter mais informações sobre a Comunidade da Ilha da Marambaia acesse o Dossiê Marambaia (www.koinonia.org.br/oq/home_dossie1.htm)
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >