Comunidades quilombolas ganham títulos de terra
O governador José Reinaldo Tavares entregou neste sábado (23), no município de Itapecuru, durante o VIII Encontro Estadual das Comunidades Negras Quilombolas do Maranhão, títulos de terra a 12 comunidades negras, totalizando 14 mil hectares de terra e beneficiando 935 famílias.
Além desses títulos – outros estão sendo legalizados – e ainda este ano devem ser entregues as famílias. O governo está trabalhando na regularização de terras em 60 comunidades negras.
Rosa Maria da Conceição, uma das beneficiadas com aquisição de título de terra, disse que essa é uma das maiores luta de todos os quilombolas e que agora está se tornando realidade.
O governador, a pedido das comunidades, garantiu a doação de um terreno para a construção de um Centro de Referência das Comunidades Quilombolas.
Por meio do Núcleo Estadual e Programas Especiais (Nepe) o governo do Estado tem levando para as comunidades quilombolas projetos de construção de moradia, melhoria de estrada, sistema de abastecimento de água e construção de miniusinas de farinha, entre outros. “Os investimentos do governo chegam a R$ 3 milhões”, contou o superintendente do Nepe, Antônio Gualhardo.
O Encontro das Comunidades Negras Quilombolas acontece a cada três anos e este ano reuniu mais de 1.500 pessoas. O tema desse ano foi a “Território, Gênero e Legislação Brasileira”. O evento será encerrado neste domingo (24).
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >