Encontro vai discutir sobre situação de Quilombolas
SÃO LUÍS – Com o tema “Território, Gênero e Legislação Brasileira” acontece entre os dias 21 e 24 deste mês, o VIII Encontro Estadual de Comunidades Negras Quilombolas do Maranhão. O evento vai reunir mais de 2 mil participantes e vai contar com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da SEPPIR.
O evento vai discutir as políticas públicas relacionadas às comunidades negras quilombolas do estado e fortalecer sua representação política local. O Maranhão tem o maior número de comunidades quilombolas do país, são 642 comunidades, seguido pela Bahia com 396 e o Pará com 294 comunidades quilombolas.
A presença da Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial – SEPPIR, é uma oportunidade para reafirmar a necessidade de ações estratégicas do Governo Federal e de outras esferas do poder público junto às comunidades quilombolas no estado e em todo o país.
No VIII Encontro Estadual, a luta pela regularização da terra, a melhoria das condições de vida, a legislação e os direitos quilombolas, e o gênero e a identidade das comunidades quilombolas ganharão destaque nos debates sobre a implementação de políticas públicas e o acesso a essas políticas por parte das comunidades quilombolas.
Itapecuru e Negro Cosme
A cidade de Itapecuru-Mirim está se mobilizando para receber os participantes do Encontro Quilombola. As palestras e oficinas serão realizadas na sede da AABB e em escolas municipais e estaduais que também servirão de alojamento. A Prefeitura e os empresários locais apóiam a realização do evento que terá impactos positivos no comércio de produtos e serviços e exigirá a preparação da infra-estrutura da cidade.
A escolha de Itapecuru para sediar o VIII Encontro é uma homenagem a Negro Cosme, líder negro dos quilombos e chefe da Guerra da Balaiada. Cosme liderou três mil negros aquilombados durante a Balaiada, foi preso e executado pelas tropas do Barão de Caxias na cidade de Itapecuru-Mirim, no dia 20 de setembro de 1842. Em Itapecuru foi erguido o Memorial Negro Cosme em homenagem ao líder quilombola.
Programação
Dia 21, quinta-feira
Chegada e credenciamento
17h – Abertura/ Benção dos orixás
18h40 – Leitura do regimento interno e aprovação
20h – Noite Cultural
Dia 22, sexta-feira
8h – Mesa 1: Territorialidade e Identidade das Comunidades Negras Quilombolas
10h30 – Mesa 2: Conjuntura Política Partidária
12h30 – Almoço
14h – Socialização das ações da ACONERUQ e Prestação de Contas de 2005
15h30 – Grupos de Trabalho
20h – Noite cultural
Dia 23, sábado
08h – Plenária para socialização das Oficinas
10h30 – Mesa 3: Religiosidade de matriz africana e plantas medicinais
12h30 – Almoço
14h – Mesa 4: Gênero e Gerações
15h30 – Plenária para Alteração e Aprovação do Estatuto da ACONERUQ
17h – Eleição da nova diretoria
20h – Noite Cultural
Dia 24, domingo
08h30 – Mesa 5: Legislação Brasileira e Direitos Quilombolas
10h30 – Filiação de novas comunidades à ACONERUQ
12h30 – Almoço
14h – Concentração para Caminhada
15h – Apresentação do Quilombinho na Praça Central de Itapecuru
17h – Encerramento
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >