• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Vitória para quilombolas da Ilha da Marambaia

Publicação do Relatório Técnico do Incra é festejada pelos quilombolas da Ilha da Marambaia

Hoje saiu a tão esperada publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do Incra do território quilombola da Ilha da Marambaia, etapa fundamental do processo de regularização fundiária.

O Relatório já estava concluído desde maio deste ano, mas negociações políticas conduzidas pela Casa Civil e envolvendo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), a Fundação Cultural Palmares (FCP), o Incra Nacional e o Ministério da Defesa vinham postergando a sua publicação, contrariando o que determina o Decreto 4.887/03 do Presidente Lula e a Instrução Normativa n. 20 do Incra.

O acirramento do impasse dentro do Governo Federal em torno da delimitação da área quilombola se deu desde que em dezembro de 2005 o Incra-RJ foi proibido pela Marinha de entrar na Ilha da Marambaia para concluir os estudos de delimitação territorial e o cadastramento das famílias, peças que compõem o RTID. Em fevereiro de 2006, o Superintendente do Incra-RJ, Mário Lúcio Machado Melo, procurou o Ministério Público Federal de Angra dos Reis e obteve uma liminar da juíza Monique Calmon de Almeida Biolchini permitindo a entrada da equipe técnica do Instituto.

A liminar foi cassada em três dias e o cadastramento teve que ser finalizado fora da Ilha, causando transtornos aos moradores e atrasando a conclusão dos trabalhos. Apesar disso, a equipe do Incra já havia conseguido reunir o conteúdo necessário para concluir o estudo.

Diante desse quadro, a Associação de Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) e entidades da sociedade civil perceberam que o momento era propício para pressionar o governo, que até então não se pronunciara publicamente contra ou a favor do cumprimento da lei que beneficia a comunidade, e criaram a Campanha Marambaia Livre! Pela regularização das terras remanescentes de quilombo da Ilha da Marambaia.

A Campanha atingiu o ápice no final de junho, quando cerca de 30 quilombolas foram à Brasília exigir esclarecimentos acerca da condução das negociações no âmbito político. Os quilombolas estiveram em audiência com representantes de todos os órgãos envolvidos no Grupo de Trabalho do governo – Fundação Palmares, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra Nacional, Seppir, Ministério da Defesa e Casa Civil –, mas não obtiveram respostas concretas, nem ao menos a confirmação de que o procedimento legal seria retomado.

No dia 4 de agosto, o Grupo de Trabalho convocou uma reunião na sede do Incra no Rio de Janeiro para consultar a comunidade a respeito da publicação do RTID e apresentar a proposta da Marinha para a delimitação da área quilombola, que consistia em uma brusca redução. Segundo Luiz Henrique Paiva, representante da Casa Civil, buscar uma conciliação entre os interesses da Marinha e da comunidade seria a melhor solução, para evitar que o processo chegue ao judiciário e se arraste por tempo indeterminado.

A comunidade explicou que não se opõe a negociar, mas que o procedimento administrativo de regularização fundiária já prevê essa etapa, quando, após a publicação do RTID, abre-se o prazo de 90 dias para contestações. O clima ficou tenso com a intervenção do Procurador do MPF Federal do Rio de Janeiro, Dr. Daniel Sarmento, que afirmou que a postura do governo feria o direito constitucional da comunidade à propriedade de suas terras (artigo 68 do ADCT), além de toda a legislação que o regulamenta.

Diante da determinação da comunidade em prosseguir com os procedimentos legais, o Superintendente do Incra-RJ, Mário Lúcio Melo, se comprometeu a publicar o RTID no dia 14 de agosto, a menos que recebesse uma ordem por escrito do governo. Na semana seguinte à reunião, Melo enviou um comunicado interno ao Incra e ao MDA comunicando a publicação e não recebeu nenhum comunicado. Sendo assim, hoje, dia 14 de agosto de 2006, no Diário Oficial da União, Seção 1, página 43-45, consta o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do Incra do território quilombola da Ilha da Marambaia.

A comunidade festeja o resultado de seu empenho ao negociar com os mais altos escalões do governo, mas sabe que a vitória final ainda está por vir.

Saiba Mais:

Conheça as dificuldades passadas pelo Incra para que seus técnicos entrassem na Ilha da Marambaia lendo as notícias:
RJ – Marinha impede Incra de seguir com regularização da Ilha da Marambaia (20/12/2005)
RJ – Justiça autoriza Incra a entrar na Marambaia (17/02/2006)
RJ – Quilombolas da Marambaia rejeitam proposta de demarcação da Marinha
(11/08/2006)

Leia no site de KOINONIA (www.koinonia.org.br) a reportagem Especial “Quilombolas vão à Brasília por seus direitos” e saiba como foram os encontros da comunidade com as autoridades governamentais.

Saiba mais sobre a Campanha Marambaia Livre! lendo as notícias no OQ.

Veja fotos das ações da Campanha Marambaia Livre! na seção de notícias do site de KOINONIA.

(Ver no site de KOINONIA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo