FCP se reúne com quilombolas da Marambaia
No sábado 05 de agosto, dia seguinte à reunião no Incra-RJ (ver notícia RJ – Quilombolas da Marambaia rejeitam proposta de demarcação da Marinha), a procuradora da Fundação Cultural Palmares, Dra. Ana Maria Oliveira, esteve em Itacuruçá, onde conversou com cerca de 20 quilombolas da Ilha da Marambaia. Segundo depoimento dos moradores, Oliveira declarou apoio à decisão da comunidade em exigir a publicação do relatório técnico do Incra e rejeitar a proposta elaborada pela Marinha, que consiste em reduzir a área reivindicada pelos quilombolas.
Além disso, ela quis saber que atividades culturais os quilombolas desenvolvem na Ilha. A comunidade disse que há um grupo cultural de capoeira e dança e que a Associação tem promovido eventos e festas, mas precisam de subsídios para que possam se estruturar melhor. Oliveira declarou que irá avaliar de que forma esse apoio poderá ser concedido.
Quanto ao tombamento de sítios históricos na Ilha, ela afirmou que o pedido já foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).