• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Governo lança projetos em Saco das Almas

Os moradores de Saco das Almas, no município de Brejo, fizeram festa para receber o governador José Reinaldo Tavares que esteve na segunda-feira, 1, na comunidade para o lançamento de seis subprojetos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim). Os primeiros projetos liberados, orçados no valor de R$ 350 mil, serão utilizados na implantação de casas de farinha e construção de poços artesianos beneficiando cerca de seis mil pessoas.

Durante o lançamento dos projetos o governador anunciou ainda para a comunidade a construção de um posto de saúde, escolas de nível fundamental e médio e a melhoria das estradas vicinais que ligam a cidade de Brejo aos inúmeros povoados que se concentram na comunidade Saco das Almas.

Em seu pronunciamento o governador José Reinaldo Tavares falou da felicidade em lançar o Prodim, depois de quase dois anos de luta para a sua aprovação, opondo-se contra o que ele chamou de “forças do atraso” que seguraram o projeto no Senado. “Finalmente hoje nós estamos tendo a grande alegria de vivenciar o sonho de iniciar o projeto em Saco das Almas, comunidade muito pobre que necessita desses benefícios. Essa é uma grande vitória do povo do Maranhão”, disse ele, contagiado pela alegria de todos os moradores contemplados com projetos.

O governador estava acompanhado por dezenas de lideranças políticas e comunitárias, dentre elas, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), José Lemos; do secretário de Ciências e Tecnologia, Othon Bastos; do presidente da Univima, Sofiane Labini; dos deputados Domingos Dutra (PT), Rubem Brito (PDT), Antônio Bacellar (PSB); do presidente da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Aconeruq), Diomar da Conceição; do representante da Fetaema, Antônio Pires; do presidente da Associação dos Moradores, Veríssimo Gomes; da ex-secretária de Estado da Agricultura, Conceição Andrade; da esposa do ex-ministro Edson Vidigal, Eurídice Vidigal; da coordenadora do Prodim, Mary Domingas; além de prefeitos, ex-prefeitos, lideranças e gerentes regionais da região do Baixo Parnaíba.

A comunidade de Saco das Almas foi escolhida pelo governo do Estado para ser a primeira beneficiada com subprojetos do Prodim por ser uma comunidade carente localizada na região do Baixo Parnaíba onde estão concentrados os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Saco das Almas é o assentamento mais antigo do município e é uma área de Quilombos.

Investimentos – Para o Prodim está previsto um orçamento de U$$ 40 milhões – 30 milhões do BIRD e 10 milhões como contrapartida do governo estadual. O dinheiro será investido em projetos elaborados por associações dos 216 municípios, com exceção de São Luís. Sessenta por cento do total dos recursos serão destinados aos 80 municípios maranhenses mais pobres. Outros 40% serão destinados aos outros 136 demais municípios.

De acordo com a Coordenadoria do Nepe cem projetos já se encontram em análise e deverão ser encaminhados ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMCDRS), para aprovação. De acordo com o governador José Reinaldo até o final de junho cerca de 350 convênios comunitários serão assinados e aprovados.

José Reinaldo classificou de democrática a forma como as comunidades participam do Prodim, uma vez que elas sabem o que precisam para a melhoria da qualidade de vida de todos. São as comunidades que elaboram seus projetos dentro de suas necessidades. “Elas sabem o que precisam ninguém pode decidir por elas”, disse o governador esclarecendo que a filosofia do projeto é que a comunidade se reúna e decida o que quer. “Cabe ao governo do Estado oferecer recursos e todos os aparatos técnicos para que o sonho da comunidade se realize”, explicou.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo