Primeira escola-pólo quilombola do estado
Santa Rita ganha primeira escola-pólo quilombola do MA
O povoado Fé em Deus, no município de Santa Rita – distante 70 quilômetros de São Luís, será contemplada com a primeira escola-pólo em comunidades quilombolas do Maranhão. O anúncio foi feito, neste sábado, pelo governador José Reinaldo Tavares após assinar o convênio de cooperação financeira com o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo de Sousa, durante uma reunião de trabalho no povoado Porto Alegre. O encontro contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista, do ex-prefeito de Santa Rita, Antônio Muniz, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.
O governador José Reinaldo destacou a realização do trabalho em parceria com a classe política “para mudar os indicadores sociais do Maranhão”, frisando que convênio para a construção da primeira das cinco escolas-pólo em comunidades quilombolas é fundamental importância para a região que tem várias áreas de assentamentos. “Estamos levando tecnologia através da educação para melhorar as condições a produção no campo”, salientou.
José Reinaldo disse ainda que seu governo vem trabalhando para melhorar as práticas da agricultura familiar e, por meio da pedagogia da alternância, os jovens estudantes, como agentes multiplicadores, irão repassar os conhecimentos adquiridos na escola aos seus pais para aumentar a produtividade familiar e melhorar o nível de qualidade de vida. Além de Santa Rita, projetos semelhantes irão beneficiar também os estudantes de Itapecuru e Codó de comunidades quilombolas. As obras serão construídas pelo Estado, tendo como público alvo direto 2.439 alunos e, indiretamente. 1.290 famílias.
Prodim – O governador do Estado explicou que o projeto de escolas-pólos será implantado em outros municípios, justificando que está inserido Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim), do Banco Mundial, que será lançado na segunda-feira da próxima semana no povoado Saco das Almas, no município de Brejo.
Para o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo de Sousa, a construção da primeira escola-pólo representa um avanço significativo para os jovens de 13 áreas quilombolas de Santa Rita, com acesso que, com 100 horas de curso, terão acesso aos financiamentos do Pronaf Jovem.
Quando estiverem prontas e funcionando, as novas escolas irão utilizar a pedagogia da alternância, método de aprendizado idealizado e testado na França, por meio das escolas família agrícola. Os estudantes permanecem 15 dias de cada mês na escola, estudando as disciplinas e aprendendo técnicas agrícolas, em tempo integral, e outros 15 com a família, aplicando com os pais, em roças, pomares e hortas, o que aprenderam.
Formação – Com esse método de ensino-aprendizagem e modelo de escola, o governo do Estado vai garantir educação básica de qualidade a crianças e jovens em áreas quilombolas. Com formação em técnicas agrícolas, e auxiliando as próprias famílias, os estudantes irão ter trabalho e renda garantidos nas próprias comunidades, onde moram.
As escolas contarão com três salas de aula, com capacidade para 45 alunos cada uma. A permanência no ambiente escolar, com conforto e qualidade de ensino, será garantida pela infra-estrutura de cada colégio.
A escola contará com alojamentos masculino e feminino, baterias de banheiros, área de vivência, biblioteca, refeitório, cozinha, dispensa e vestiários, além de dependências para alojar professores e diretores. Cada escola contará, ainda, com um laboratório de informática, com acesso à internet, salas para diretores e professores, área de livre circulação e demais dependências.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>