Marinha se pronuncia sobre caso Marambaia
Marinha afirma ter bom relacionamento com quilombolas em ilha fluminense
18:36
Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil
Rio – A Marinha afirmou hoje (26), em nota, que é pacífica a convivência com os quilombolas que habitam a Restinga de Marambaia, no litoral sul do Rio de Janeiro. Segundo a Marinha, o convívio inclui o fornecimento de serviços médico-odontológicos, transporte para a cidade e cessão de um prédio que serve de escola.
Ainda de acordo com a nota, a Marinha diz ter determinado o estabelecimento de uma área de navegação restrita em torno da restinga, para afastar as traineiras e garantir a pesca de subsistência dos moradores.
O relatório técnico de identificação e delimitação do território ocupado pela comunidade quilombola na Ilha da Marambaia será concluído até a próxima semana. O documento, elaborado pelo instituto, é uma das principais fases do procedimento administrativo para conferir o título de propriedade das 300 famílias que ocupam a área há 150 anos.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>