Artesanato Kalunga em feira de Unaí
A partir desta quarta-feira (19) até o próximo domingo (23), o artesanato feito por comunidades kalungas, que vivem no Nordeste de Goiás, será apreciado na 8ª Festa da Moagem que acontece no Parque de Exposições da cidade mineira de Unaí, a 180 quilômetros de Brasília. Entre os destaques estão os utensílios confeccionados por gerações para as atividades cotidianas dos kalungas como as típicas bruacas – bolsas de couro de vaca, feitas para colocar no lombo da mula e transportar farinha, arroz, mandioca e outros alimentos. “Fazemos as bolsas da mesma forma que nossos antepassados”, ressalta o kalunga Jovino Farias da Silva, nascido no município de Cavalcante (GO).
Haverá também a venda de louças de barro – panelas e pratos –, colchas de algodão, colheres de pau e algumas ferramentas ancestrais utilizadas para fazer farinha, como o tapiti – instrumento feito em palha para espremer a massa da mandioca e o fumo de rolo –, peneira (para coar a farinha) e o quibano (usado para depositar a farinha e outros grãos depois de coados).
O artesanato produzido pelos descendentes de escravos conquista mais fama a cada ano. Em 2005, os quilombolas participaram, entre outros eventos, da II Feira Nacional da Agricultura e Reforma Agrária ocorrida de 29 de setembro a 02 de outubro no Parque da Cidade em Brasília.
E a exemplo do sucesso ocorrido no ano passado, os kalungas foram convidados, novamente, para apresentar o artesanato na Feira da Moagem e da Farinha. O evento, que acontecerá pelo 9º ano em Formosa, Goiás, de 17 a 25 de junho, integra o calendário cultural da cidade.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>