Jovens reivindicam melhorias para comunidade de Damásio
lJovens beneficiários do Terra Negra Brasil levam pauta de reinvindicações ao MDA
Representantes do Clube Juventude Caminho Aberto – primeira associação do País a ter acesso à ação Terra Negra Brasil do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – levaram nesta segunda-feira (10), uma pauta de reivindicações a representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Entre as reivindicações estão melhorias para a comunidade de Damásio (MA), onde vivem os jovens, como o reconhecimento da comunidade como área quilombola, melhorias de infra-estrutura, habitação e transporte.
Os jovens foram recebidos pelos secretários de Reordenamento Agrário do ministério, Eugênio Peixoto, e de Agricultura Familiar, Valter Bianchini. Durante o encontro, já foram dados alguns encaminhamentos aos pedidos. Em relação às reivindicações na área de habitação, foi agendada uma reunião com a Caixa Econômica Federal; em relação ao reconhecimento de outras comunidades quilombolas agendou-se reuniões com o Incra e Fundação Cultural Palmares.
O Clube Juventude Caminho Aberto é composto por 26 jovens. Mês passado, o grupo recebeu a escritura do imóvel rural adquirido com recursos do Crédito Fundiário. A fazenda Dois Irmãos, comprada por eles, tem 460,8 hectares e fica próxima à comunidade de Damásio. Na área, os agricultores pretendem trabalhar com hortifruticultura e produção de farinha de mandioca. Além disso, o grupo quer aproveitar os recursos naturais da propriedade, para desenvolver atividades de ecoturismo.
A agenda dos jovens em Brasília prossegue nesta terça-feira. No fim da tarde, a convite do presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manuel dos Santos, irão ao Palácio do Planalto entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pauta de reivindicações do Grito da Terra 2006.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>