• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Caso Marambaia é citado no Teatro Municipal

Durante o evento Prêmio Camélia, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, personalidades e organizações que promovem a inclusão dos negros em suas entidades foram premiadas.

O segundo prêmio foi entregue a Luís Sacopã, líder da comunidade do Quilombo Sacopã, em memória de sua irmã Tia Neném, precursora do movimento de resistência da comunidade. Ronaldo dos Santos, presidente da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), foi chamado para entregar o prêmio e ressaltou a luta dos quilombolas pelo direito à terra em todo o Estado. “Milhares de comunidades enfrentam a mesma luta, só muda o local e quem as oprime.”

Diante de uma platéia de cerca de 3 mil pessoas, entre as quais estavam presentes o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e a Ministra da Secretaria Especial Pela Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, ele anunciou a Campanha Marambaia Livre – Pela titulação das terras remanescentes de quilombo da Ilha da Marambaia.

Na entrada do Teatro, representantes da Ilha da Marambaia distribuíram um Manifesto em defesa de seu direito coletivo à terra, que está sendo ameaçado pela Marinha, e recolheram assinaturas de apoio.

Leia o manifesto na íntegra na notícia: Manifesto Marambaia Livre!

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo