• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade quilombola ganha biblioteca do projetoArca das Letras

O incentivo a leitura nas regiões rurais ganhou mais um aliado nesta segunda-feira (3) na comunidade quilombola de João Sura, em Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba. O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, instalou no local uma biblioteca rural onde os moradores da região podem ter acesso a cerca de 230 livros nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura, cidadania, incluindo assuntos indicados pelas próprias comunidades.

O projeto, criado em 2003, começou a funcionar nesta segunda em João Sura. Lá, os moradores Cassiane Aparecida e Mauro Lima receberam treinamento e serão agentes de leitura, ficando responsáveis pelos empréstimos dos livros e também em incentivar o hábito da leitura na comunidade formada por 40 famílias.

Segundo o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Denardi, a implantação das bibliotecas no estado só foi possível graças ao trabalho em parceria com a comunidade. Na primeira fase do projeto no estado, serão instaladas 125 unidades. Contudo, até o fim de 2006, a meta é chegar a 150 bibliotecas rurais. Todas devem ser instaladas em comunidades isoladas, onde não existem bibliotecas públicas e é difícil o acesso à informação.

A Secretaria de Reordenamento Agrário informa que já foram distribuídos em todo o país 368 mil livros. O programa Arca das Letras conta com a colaboração de 3,1 mil voluntários, atuando como agentes de leitura.

Existem 1,4 mil unidades de biblioteca rural em assentamentos e comunidades de agricultura familiar de 332 municípios de 17 estados brasileiros. No Paraná, a primeira biblioteca rural começou a funcionar semana passada na comunidade Contestado.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo