Comunidade Quilombo do Areal inaugura sede
A sede da Associação da Comunidade Quilombo do Areal será inaugurada neste sábado (8). A construção do prédio, por meio da liberação de R$ 57 mil, foi decidida no Orçamento Participativo (OP). Também foram liberados cerca de R$ 290 mil para obras de infra-estrutura, como rede de água, esgoto e luz, e construção das primeiras casas que serão destinadas às 80 famílias. A previsão é de que as obras tenham início em junho. O projeto está aprovado e aguarda execução. Paralelamente a liberação de recursos, está em tramitação na Câmara de Porto Alegre projeto transferindo o terreno do município aos moradores. O local representa reduto de quilombo urbano.
A palavra “quilombo” é símbolo de resistência negra cuja origem remonta à época escravista. Em 05 de outubro de 1988, a Constituição Federal reconheceu o direito à terra aos remanescentes das comunidades de quilombos. “Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”, diz o texto.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Nelcir Tessaro, participará do evento, que terá início às 16h30, na avenida Luís Guaranhá, s/n, no bairro Cidade Baixa. O ato contará com a apresentação da Banda da Comunidade.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>