Inclusão digital nas terrasdos Kalungas
Inclusão digital chega à comunidade quilombola de Kalunga, em Goiás
Brasília – A Secretaria do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), do Ministério da Integração Nacional, inaugura nesta quinta-feira (16/03), às 14 horas, o Projeto de Inclusão Digital na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, na zona rural do município de Cavalcante-GO. Depois de 10 anos de constantes e frustradas solicitações, os 4.100 quilombolas terão, pela primeira vez, acesso ao telefone. A ligação inaugural será feita às 15h diretamente para o Palácio do Planalto: o líder da comunidade, Cirilo, falará com o
presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Projeto de Inclusão Digital da SCO investiu muito pouco para beneficiar a comunidade Kalunga – apenas R$ 150,00 na fabricação de um telefone sem fio (wireless), que permite a recepção e a transmissão de chamadas semelhantes às do telefone urbano. Com a mesma tecnologia, os quilombolas ainda terão acesso à Internet por meio de quatro computadores instalados na escola da comunidade pelo projeto Quiosque Cidadão, também da SCO. O secretário do Centro Oeste, Athos Magno, considera que o evento contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Localizada no Nordeste de Goiás, 450 km além de Brasília, entre os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, a comunidade Kalunga Engenho II abriga descendentes de escravos africanos que se refugiaram em Goiás durante o século XVIII, após fugirem de fazendas da região. Por quase 300 anos, até a década de 80, eles viveram isolados. Hoje, a comunidade integra o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.
Quiosque do Cidadão – Desde julho de 2004, o Programa Quiosque do Cidadão, criado e implementado pela Secretaria do Centro Oeste, já conta com 80 mil usuários de 22 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Entorno do Distrito Federal e do Estado de Goiás. Trata-se de uma iniciativa de inclusão social, abrigada em espaço público, que disponibiliza para a população local alguns serviços, o principal dos quais é o acesso gratuito à Internet.
O secretário Athos Magno informa que o Quiosque do Cidadão tem o apoio da Receita Federal, que doou 148 computadores apreendidos pelos seus auditores em operações contra o contrabando. Na adaptação e na instalação desses equipamentos e também na capacitação de instrutores, o programa Quiosque do Cidadão já investiu cerca de R$ 50 mil. Por sua vez, o assessor técnico da SCO, André Wogel, informa que, por causa do seu baixo custo, o programa já está beneficiando outras cidades no Vale do Araguaia (Aruanã, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia e Nova Crixás) e prepara-se para ser estendido a 25 municípios do Mato Grosso Sul.
Cada Quiosque do Cidadão conta com quatro computadores conectados à internet, que trabalham com software livre. Os equipamentos são doados por órgãos públicos e recebem os ajustes necessários com recursos da SCO. O projeto também treina funcionários escalados pelas prefeituras para orientar o uso dos terminais pelos cidadãos.
A programação de inauguração na comunidade quilombola Kalunga é a seguinte: 14 horas, inauguração do Quiosque do Cidadão; 14h45min, inauguração do sistema de telefonia; 15 horas, primeira ligação telefônica, para o Presidente Lula; 16 horas, visita à Associação Kalunga em Cavalcante (GO) para doação de um microcomputador.
HOME PAGE MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, 15.3.2006
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>