Descendentes de quilombolas protestam no interior
Descendestes de quilombolas protestaram nesta sexta-feira, em frente ao Fórum do município de União dos Palmares, contra a decisão da Justiça que determinou a reintegração de terras ocupadas por eles a uma empresa agropecuária, cujo advogado garante que a propriedade não foi ocupada por quilombolas. “Isso formou-se recentemente”, alega.
Quilombolas da comunidade Tabacaria, em Quebrangulo, dancaram e cantaram em frente ao Fórum, acerca do mandado de reintegração de posse expedido pela juíza titular da Comarca, Sônia Tereza Beltrão.
“Eles [os quilombolas] moram na fazenda há muito tempo”, argumenta Aluísio Caetano, presidente da Associação dos Quilombolas da Tabacaria.
Após a audiência, o procurador da República Rodrigo Tenório explicou o que ficou decidido: “Ela deu um prazo para o autor se manifestar sobre o meu pedido, depois o Ministério Público Estadual oferecerá o parecer, e finalmente a juíza decidirá se vai reconhecer a incompetência absoluta ou não da Justiça Estadual”.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>