Lula deve passar carnaval noRio
Presidente ficará em restinga onde FH ficava
Depois de um ano pesado com crise política e denúncias de corrupção envolvendo o governo e o PT, o poder decidiu descansar no carnaval.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai liberar a debandada em direção às praias. Deve passar o feriadão na base da Marinha da Restinga de Marambaia, litoral do Rio de Janeiro, onde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso costumava descansar. Boa parte dos ministros também vai fugir da folia e aproveitar esses dias de folga para relaxar com a família.
Entre as exceções estão os ministros baianos Gilberto Gil (Cultura) e Jaques Wagner (Relações Institucionais). Ambos estão em Salvador, onde o carnaval começou oficialmente ontem. Gil comanda o Expresso 2222, que, além da multidão de políticos e celebridades de todos os anos, receberá o músico Bono Vox e demais integrantes da banda irlandesa U2.
Folião assumido e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner começou a maratona carnavalesca com a abertura oficial dos Festejos de Momo, na companhia do prefeito de Salvador, João Henrique (PDT). Os dois estarão no mesmo palanque contra PFL do senador Antonio Carlos Magalhães. Nos próximos dias, o ministro Wagner pretende se dividir entre o camarote do Expresso 2222 e os desfiles dos Mascarados (liderado pela cantora Margarete Menezes), do Olodum e do Ilê Aiyê.
O presidente Lula foi convidado para o camarote de Gil, mas preferiu um programa familiar. Deve seguir para a Restinga da Marambaia, 90 quilômetros do Centro do Rio, na manhã de sábado e só retornará a Brasília na Quarta-feira de Cinzas. A viagem não foi oficialmente confirmada, mas a Marinha já fez uma vistoria de segurança nas instalações. Lula quer fugir de compromissos e do assédio de amigos e aliados. Por isso optou por um local com acesso restrito.
Os mineiros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral) vão para Belo Horizonte e querem distância do agito. Os dois pretendem pôr a leitura em dia. Patrus ita para o sítio da família, nas proximidades de Belo Horizonte> Levará obras de Sérgio Buarque de Holanda e Machado de Assis. Disse ainda que vai rezar no Carnaval.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>