Oficinas resgatam cultura quilombola em Santa Luzia
Três oficinas do Projeto Resgatando Valores Quilombolas estão em andamento. A oficina de Música, a oficina Fazendo Batuque e a oficinas Corpo e Ritmo.
Na primeira oficina os músicos estão aprendendo e desenvolvendo as técnicas mais sofisticadas sobre música, além de receberam instruções de como capitalizar as potencialidades musicais.
Na segunda oficina, Fazendo Batuque, os componentes das aulas estão aprendendo a fazer instrumentos musicais, como surdos, bombos. Aprendem desde o preparo do couro, passando pelo corte da madeira, até o resultado final. Os alunos também terão aulas de percussão e todos os instrumentos irão para a Irmandade do Rosário.
A terceira oficina, Corpo e Ritmo, terá como objetivo iniciar os alunos nas danças típicas e culturais afro-brasileiras, como o coco.
Objetivo das oficinas é desenvolver as potencialidades das comunidades negras de Santa Luzia e fazer com que elas possam agregar valores a tais aptidões.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>