• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombolas em Seminário sobre Racismo Ambiental

Convite para o I Seminário contra o Racismo Ambiental

O Projeto Brasil Sustentável e Democrático (BSD/Fase) e o Laboratório de Estudos de Cidadania, Territorialidade, Trabalho e Ambiente (LACTTA), da Universidade Federal Fluminense, vão realizar o I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, do dia 28 a 30 de novembro deste ano, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF. Nele estarão universidades, movimentos sociais, ONGs e populações diretamente atingidas pelo racismo ambiental, particularmente representantes do Movimento Negro e dos Povos Indígenas, para discutir essa problemática e buscar construir, em conjunto, alternativas a ela.

Virão representantes dos povos indígenas da Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão; virão representantes dos quilombolas e do movimento negro do ES, BA.

Cientistas de Universidades do Ceará, Bahia, Mato Grosso, RJ e da Fundação Oswaldo Cruz, bem como representantes da Plataforma DhESC (pelos Direitos Humanos), da Comissão de Meio Ambiente da ALERJ trarão dados e farão reflexões

Do exterior, estamos trazendo três convidados cuja experiência no combate ao Racismo Ambiental e pesquisas sobre o tema sem dúvida merecem ser partilhadas. São eles os professores Robert Bullard, da Clark University, Atlanta; Pramod Parajuli, da Universidade de Siracusa; e Jan Fritz, da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e da Universidade de Cincinnatti.

Chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma desproporcional sobre etnias vulnerabilizadas. O Racismo Ambiental não se configura apenas através de ações que tenham uma intenção racista, mas igualmente através de ações que tenham impacto racial, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem.

Trabalharemos de forma democrática, em mesas na quais as diferentes realidades, lutas e experiências contra essa face particularmente perversa do racismo serão denunciadas, expostas e discutidas, buscando estratégias, cumplicidades e soluções.

Segue o resumo da programação:

Dia 28 de novembro, manhã – Política Ambiental e populações vulneráveis; Racismo, etnicidade e políticas de identidade no Brasil

Dia 28 de novembro, tarde: Racismo Ambiental

Dia 29, manhã: mesa mista 1: Racismo, conflitos sócioambientais e cidadania

Dia 29, tarde: mesa mista 2: Racismo, conflitos sócioambientais e cidadania

Dia 30, manhã: Mesa mista 3: Racismo, conflitos sócioambientais e cidadania

Dia 30, tarde: GTs e elaboração da declaração final.

Esperamos tê-lo entre nós e

Solicitamos que nos ajudem a divulgar o evento em suas @ listas

Atenciosamente

Selene Herculano

UFF/ICHF
seleneh@ar.microlink.com.br
www.professores.uff.br/seleneherculano

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo