• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

PETROBRAS patrocina Projeto Educacional

Falando em Quilombo

O Projeto Educacional “Falando em Quilombos”, sob patrocínio da PETROBRAS S/A é a proposta de implementação de modelo educacional adequado junto a uma terra de preto, Damásio, localizada no município de Guimarães, Baixada Ocidental do Maranhão, que possui cerca de 80 famílias vivendo em aproximadamente 500 hectares de terra doada, ainda no século XIX, pelo antigo senhor de engenho. A comunidade conta com uma escola local, rural, onde mais de 150 crianças, não apenas do quilombo, mas também dos povoados circundantes, cursam o ensino fundamental.

O trabalho levou a este segmento específico da população brasileira, através da formação continuada dos professores local e da comunidade como um todo, uma proposta de educação pautada na auto-afirmação, dando subsídios para uma discussão mais ampla a respeito da sócio-história dos povos negro-africanos que aqui aportaram em período colonial e desde então vêm transformando de maneira intensa a realidade do país, em todos os níveis de representação, sejam eles lingüísticos, econômicos ou culturais. Tal segmento não encontra nos dias atuais, políticas públicas adequadas a uma recuperação das condições de igualdade, sobretudo no que tange ao sistema educacional, mesmo após um ano da implementação da Lei número 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro Descendente.

Exposição de Fotos do Quilombo de Damásio
Peça Teatral do Grupo “Fala Quilombo” (Damásio)
Tambor de Crioula do Quilombo de Damásio

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de novembro Casa do Maranhão
VIDEO ABERTURA (18:00hs) – Apresentação do vídeo OS SONS do QUILOMBO, documentários com imagens captadas pelos moradores de Damásio.
Abertura (18:30hs) – Representante da Petrobrás – Denise Mary Ushikubo
Palestrante 1: (19:00 às 19:30hs) – Profa. Dra. Ana Stela Cunha (USP) e Ricardo F. Veloso
Palestrante 2: (19:30 às 20:00hs) – Profa. Cacilda R. Cavalcante ( SUPEC – Secretaria de Educação, MA)
Palestrante 3: (20:00 às 20:30hs) – Profa. Dra. Maristela Andrade UFMA
Coquetel com comidas e bebidas típicas do quilombo de Guimarães

Dia 17 de novembro Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Abertura (18:00hs): Representante da Fundação Cultural Palmares – Sra. Sandra Beatriz Morais da Silveira
Palestrante 1: (18:30 às 19:00hs) Profa. Dra. Mundicarmo Ferreti (UFMA)
Palestrante 2: (19:00 às 19:30hs) Prof. Dr. Benedito S. Filho (UFMA)
Palestrante 3: (19:30 às 20:00hs) João Avelar pajé e curador em Guimarães

Dia 18 de novembro Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Abertura (19:30hs): Representante da ACONERUO
Palestrante 1: (19:30 às 20:00hs) Profa. Socorro Guterres (CCN)
Palestrante 2: (20:00 às 20:30hs) Profa. Isabel Louzeiro e José Martins Quilombo de Guimarães
Palestrante 3: Profa. Raimunda Araújo e Maria da Graça Guerreiro (Arquivo Público de São Luis)
Palestrante 4: Heridan Guterres e Ilma de Fátima (Saúde e Ambiente/ UFMA/ MNU)

Dia 19 de novembro Casa de Nhozinho
Peça Teatral do Grupo “Fala Quilombo” (Damásio)
Tambor de Crioula do Quilombo de Damásio

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo