Festa de Santana na comunidade quilombola dos Luízes
A comunidade quilombola dos Luízes realizará a festa de Santana em Belo Horizonte
A Associação dos Proprietários e Moradores da Vila Maria Luiza Moreira, mais conhecida como os Luízes, convida a todos para participar da festa de Santana no dia 30 de junho (sábado). O festejo acontecerá na rua Alves Pinto, número 411, bairro Grajaú, Belo Horizonte.
Durante todo o dia haverá uma rua do lazer patrocinada pelo SESC. Às 16 horas será celebrada uma missa conga pelo padre Nelson Ferreira Duarte e a participação da Guarda de Congo de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Após a missa o mastro vai ser levantado em homenagem a Santana. No final do evento os moradores apresentarão rodas de capoeira e danças de matriz africana.
Segundo a moradora Maria Luzia, a comunidade dos Luízes foi fundada no século XVIII e registrada no município de Sabará em 1895. A comunidade é reconhecida como remanescente de quilombos pela Fundação Cultural Palmares (através do documento cadastro geral de registro número 115, folha 20 de 03/2004 – seção I, fl. 07) e luta pelos seus direitos vilipendiados pela invasão imobiliária em seu território tradicional.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >