Quilombolas traçam açõesconjuntas em Brasília
Quilombolas traçam ações conjuntas em encontro realizado em Brasília
O 2º Encontro Mulheres quilombolas: Gênero e Políticas Públicas para o Etnodesenvolvimento reuniu, durante três dias em Brasília, mulheres quilombolas de diversas regiões do País. Ao final do encontro, nesta quarta-feira (29), as participantes elaboraram um planejamento conjunto a para apresentação de projetos relativos às suas atividades produtivas, e também discutiram sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
A assessora do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Kelma Cruz, orientou as quilombolas para a apresentação desses projetos no âmbito do MDA. “Todas as mulheres que estão aqui produzem alguma coisa, mas nem todas tem a orientação e a assistência necessária para comercializar seus produtos”, analisou Kelma.
As quilombolas também fizeram um diagnóstico e planejamento da ação de documentação para que, em suas comunidades, todas as trabalhadoras rurais possam ter acesso à documentação civil básica e trabalhista, atendendo aos objetivos do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Esse Programa é desenvolvido pelo MDA e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
As participantes do encontro, de diversos estados, vieram a Brasília cheias de esperança e vontade de aprender. “Se não tiver alguém que vai lá brigar, buscar conhecimento, a gente vai ficar sempre na mesmice”, afirmou Giovana do Rosário Ramos, do Quilombo do Curiaú, em Macapá (AP). “Vim buscar o conhecimento aqui para passar às mulheres de lá. Muitas estão ainda um pouco acomodadas, vivem só para o lar, não têm uma renda fixa. Desse encontro, com certeza, vou levar muitas informações, como, por exemplo, como acessar o crédito”, destacou. A comunidade de Giovana trabalha com agricultura e artesanato de fibras de bananeira e sementes silvestres.
< O Observatório Quilombola reproduz as informações que recebe de suas fontes na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >