SP – Caçandoca recebe entidades públicas e se prepara para evento
No último domingo (05/06), estiveram no Quilombo da Caçandoca o Dr. Hédio da Silva Junior, Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o Deputado Estadual Simão Pedro, Raimundo Silva, do Incra, além de pessoas ligadas ao movimento negro.
Na ocasião, os quilombolas receberam informações sobre este novo momento, em que a portaria do Incra determina o prazo de 90 dias para que a parte interessada, a Urbanizadora Continental, conteste a decisão que reconhece oficialmente que as terras pertencem à comunidade.
Segundo Solange Cristina, estudante de História que acompanha a situação da comunidade, o que se espera é que a urbanizadora aceite tratar do assunto de forma a não tornar mais longo o sofrimento da comunidade. No entanto, ela declara que o mais importante foi ver afastada a sentença de reintegração.
A comunidade agora se prepara para sediar um encontro de quilombos, que ocorrerá nos dias 21.22 e 23 de julho.
A estudante ainda informa que um dos moradores mais antigos sofreu um AVC no dia 31 de maio, no auge dos acontecimentos, e encontra-se em estado grave em um hospital do Guarujá.