RO – Incra cadastra comunidades do Vale do Guaporé
Incra de Rondônia cadastra quilombolas no Vale do Guaporé
Uma equipe multidisciplinar coordenada pela Superintendência do Incra em Rondônia partirá na próxima terça-feira (7/6) para o município de São Francisco do Guaporé com o objetivo de fazer levantamentos preliminares de duas comunidades quilombolas.
A ação faz parte do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Governo Federal. A finalidade é identificar, reconhecer e delimitar as terras ocupadas pelos remanescentes dos quilombos.
O trabalho tem início com o levantamento de informações cartográficas, fundiárias, agronômicas, ecológicas, geográficas, socioeconômicas e históricas, além do cadastramento das famílias quilombolas e demais ocupantes das áreas. Durante vários dias, funcionários do Incra, Ibama, Sedam e Unir permanecerão nas comunidades Santo Antônio e Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé. Elas são as únicas – e praticamente desconhecidas – comunidades remanescentes de quilombos em Rondônia.
As metas para esta primeira fase de execução do programa são a conscientização da comunidade; elaboração de mapas, memorial descritivo e da situação ocupacional; e relatório com a indicação de quantidade de famílias, população e produção.
O Superintendente Olavo Nienow afirmou que “a ação, inédita em termos de programa de governo, vem resgatar uma dívida social que o país tem com essa população e nós aqui em Rondônia estamos colocando o maior empenho para que possamos atingir 100% das metas propostas”.
< O Observatório Quilombola reproduz as informações que recebe de suas fontes na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >