MG – Assembléia visa oficializar Federação Quilombolas do estado
Assembléia da Comissão Provisória da Federação Quilombola de Minas Gerais
Acontecerá em Belo Horizonte, na Escola Sindical 7 de Outubro, nos dias 17,18 e 19 de junho de 2004, a Assembléia da Comissão Provisória da Federação Quilombola de Minas Gerais.
O objetivo desta Assembléia será a oficialização da Federação Quilombola de Minas Gerais. Durante o evento serão discutidos assuntos relativos à Federação: O estatuto, as possibilidades de captação de recursos, capacitação dos membros da diretoria e a eleição da diretoria.
A criação desta Federação é de suma importância para as conquistas dos direitos da população remanescente de quilombos de Minas Gerais e do Brasil. A entidade lutará para o alcance dos anseios de um grande grupo etnicamente diferenciado que até pouco tempo estava invisível diante o olhar da grande maioria da sociedade e do governo.
A fomentação de políticas públicas para os territórios quilombolas e suas demandas, como a titulação de seu território tradicional, uma educação diferenciada, a criação de postos de saúde, saneamento básico, a valorização cultural, entre outros direitos, poderá ser facilitada pela Federação.
A idéia da criação da Federação Quilombola foi germinada no I Encontro de Comunidades Negras e Quilombolas de Minas Gerais acontecido em novembro de 2004.