SP – Projeto Quilombo Axé
Quilombo Axé ganha São Paulo na próxima segunda (16)
A cultura quilombola entra em cena na próxima segunda-feira (16) no exuberante museu Afro Brasil. É o lançamento, em São Paulo, do projeto Quilombo Axé, que tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre artistas e as populações negras urbanas e rurais, para resgatar valores, promover a auto-estima e visualizar a realidade da população quilombola brasileira. O evento faz parte da agenda em torno do 13 de maio. A secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro participa do evento.
“A nossa perspectiva com este trabalho é proporcionar a todos os brasileiros a descoberta de um universo riquíssimo e desconhecido”, afirma a ministra. Para ela, o trabalho abre um leque de possibilidades para o resgate cultural dessas áreas.
Para o subsecretário de Planejamento e Formulação de Políticas da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) da Presidência da República, Antonio da Silva Pinto, coordenador do evento, o Quilombo Axè é a chance de se fazer a união entre artistas conhecidos com um imenso grupo de artistas anônimos.
“É fundamental valorizar a contribuição histórica deste povo, pois seus moradores são, até os dias de hoje, verdadeiros guardiões da história dos africanos trazidos para o Brasil durante a escravidão”, afirma o subsecretário.
São parceiros da iniciativa diversos artistas engajados nas questões sociais: Toni Garrido, Alcione, Leci Brandão, Paula Lima, Norton Nascimento, Seu Jorge, Camila Pitanga, Chico César, entre outros. O patrono do projeto é o meu, o seu, o nosso Martinho da Vila.
O projeto será desenvolvido, inicialmente, em oito comunidades de quilombos. Soma-se às iniciativas da Seppir na implementação de ações no âmbito da promoção da igualdade racial. A base para sua formatação é a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O projeto contribui também para outras formas de execução do Programa Brasil Quilombola, lançado em 12 de março de 2004.
O Quilombo Axé é apoiado pela Eletrobrás, Petrobras, museu AfroBrasil e revista Raça, da editora Símbolo. Suas linhas gerais foram lançadas em dezembro do ano passado, em Brasília.
Lançamento do Quilombo Axé em São Paulo
Data: 16 de maio
Horário: 20h
Local: museu Afro Brasil, pavilhão Manoel da Nóbrega, parque do Ibirapuera, portão 10, Ibirapuera, São Paulo, SP
Informações: (55 11) 5579-6099