RJ – Quilombo São José – Evento
Dia 14 de maio, Sábado à partir das 10 horas da manhã
Reserve sua vaga nos ônibus pelos tels: 21 9649-3823, 3825-0043 ou 3852.0053
Falar com Associação Brasil Mestiço – Marcos André ou Beth
A festa comemora o Dia dos Pretos-velhos (13/05 ) e o Lançamento do CD-livro Jongo do Quilombo São José( Selo SESC Rio.Som )
O Quilombo São José é uma comunidade de 200 negros da mesma família que preservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens do samba, trazida de Angola para a região sudeste do Brasil-Colônia pelos escravos.
Essa família permanece há 150 anos no mesmo lugar desde a escravidão mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzenduras, a agricultura familiar entre outras.
Até um ano atrás a comunidade não possuía luz elétrica vivendo em isolamento.
As casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano.
Como chegar:
De ônibus: Dois ônibus levarão os visitantes interessados saindo às 8 horas da manhã em ponto da Fundição Progresso, Lapa e retornando de Valença no mesmo dia, às 20 horas.(favor reservar com antecedência pois as vagas são limitadas)
De carro: O Quilombo da Fazenda São Jose fica há duas horas e meia de carro do centro do Rio de Janeiro. Seguir pela estrada Rio – SP entrar na saída para Piraí – Barra do Piraí e atravessar Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo seguir em direção a cidade de Conservatória ( entrar a esquerda para Conservatória e não a direita para Valença, ). Atravessar a cidade de Conservatória e subir a Serra da Beleza ( estrada de barro ).
Após a 4º ponte, no 18º Km da estrada de barro virar a esquerda na entrada da Fazenda São José ( seguir mais 6 km ) por essa estrada de barro secundária atravessando 3 porteiras e você chegou ao Quilombo da Fazenda São José da Serra !
Reservas e Maiores informações ligar para:
tel. 21 9649.3823 / 3852.0043 / 3852.0053
brasil@brasilmestico.com.br
Realização:
Associação de Moradores do Quilombo São José
Associação Brasil Mestiço