BA – Comunidades querem superar pobreza
Representantes de comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana reúnem-se hoje em Salvador, às 16 horas, com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, para discutir formas de superar a pobreza econômica e o atraso social que persistem nestas comunidades na Bahia. Além da continuidade da distribuição de alimentos, por intermédio do Programa Fome Zero, os líderes querem apoio para desenvolver projetos auto-sustentáveis nas áreas de segurança alimentar e nutricional, como hortas comunitárias, educação alimentar e projetos profissionalizantes e culturais.
O encontro com o ministro será no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, onde, às 15 horas, será realizada a 8ª Plenária da População Negra pelo Direito Humano à Alimentação. O evento é promovido pela Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), uma associação que tem desenvolvido vários projetos neste setor, entre eles, em março do ano passado, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, a organização da distribuição de uma doação de 50 toneladas de feijão envolvendo 150 comunidades religiosas de matriz africana para 7.200 famílias em situação emergencial, na Região Metropolitana de Salvador, ilhas e Recôncavo.
Os representantes das comunidades também reivindicarão uma política permanente para a criação de emprego e renda e reforçará a luta pela regularização das terras hoje ocupadas em várias regiões do Estado, informou Raimundo Nonato da Silva, diretor da Acbantu.
O coordenador e conselheiro da Associação Agropastoril Quilombola de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, Valmir dos Santos, será um dos representantes das comunidades no encontro com o ministro. Ele mora e trabalha numa área que envolve dez comunidades entre as 42 existentes no município. Além dele, estarão presentes representantes de outros quilombolas que participam da ocupação da sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como de Jatobá, Parateca, Pau D’Arco, Nova Batalhinha, Pedras, Lagoa do Peixe, Dandá e Quebra Facão.
Serviço
Acbantu: Rua João de Deus (Maciel de Cima), 17, térreo, 3, Centro Histórico – Pelourinho.
Fones: 71-9947-2258 e 71-3321-5135