BA – Exposição cartográfica
Inédito, o estudo do professor baiano Rafael Sanzio Araújo dos Anjos sobre a presença e herança africana no Brasil pode ser conferido na mostra itinerante A África, o Brasil e os Territórios de Quilombo. A estréia nacional da exposição cartográfica acontece em Salvador; depois, ela segue para o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília; e, entre outubro e novembro, será exibida em Paris, França.
São 50 painéis, quase todos de 90cm x 75 cm, distribuídos em três módulos. No primeiro, estão os temas fundamentais da geografia da África: a riqueza mineral e a diversidade ambiental, as fronteiras dos principais reinos e estados, aspectos das rotas, articulações econômicas e ciclos de tráficos.
Nos outros dois módulos, Sanzio mapeia os remanescentes de quilombos no País e mostra os territórios de quilombolas que já foram demarcados e titulados. O projeto nasceu há cinco anos, a partir da constatação de que a maioria das universidades brasileiras não estuda geografia da África.
Professor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UNB), Rafael destaca que conhecer o continente africano é uma premissa básica para que a população “passe a ter uma outra postura de valorização das culturas africanas na formação do povo brasileiro”.
No momento em que se comemoram os 400 anos de fundação do Quilombo dos Palmares e 350 anos do nascimento de Zumbi, Sanzio criou também a oficina itinerante Introdução à Geografia Afro Brasileira. Destinado a professores da rede estadual, o evento acontece sexta e sábado, das 8 às 18 horas, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
Serviço
Mostra A África, o Brasil e os Territórios de Quilombo
Hoje, 20h, abertura (para convidados)
Ter a dom, das 9 às 17h/ Até o dia 24
Conjunto Cultural da Caixa (3322-0219/33220228)
R. Carlos Gomes, 57, Centro
Entrada franca