BA – Conferência Igualdade Racial
Nos dias 13 a 15 de abril, o Departamento de Política para Inclusão Racial (DPIR) de Lauro de Freitas promove a 1ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, com a expectativa de reunir representantes da população negra, cigana e indígena. O evento acontece no Centro de Referência de Cultura Afro, localizado no Terminal Turístico de Portão, sob o tema Estado e Sociedade Promovendo Igualdade Racial.
O propósito do encontro é firmar as diretrizes municipais para as minorias raciais, em uma cidade em que 79% da população é afro-descendente e possui quatro áreas quilombolas identificadas. O evento da semana que vem também vai reunir as contribuições do fórum municipal para a Conferência Estadual e a Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial.
Lauro de Freitas foi o segundo município da Bahia a aderir ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, criado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo Federal. A vinculação beneficia o município com parceria técnica para desenvolvimento de projetos nas áreas quilombolas, desenvolvimento social, saúde e educação. A primeira ação fruto da cooperação com o SEPPIR foi tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Ensino Fundamental e Médio.
O Fórum nacional tem o objetivo de implementar estratégias de incorporação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial nas políticas públicas dos Estados e Municípios. É a oportunidade que a sociedade excluída tem de interferir na elaboração de políticas voltadas para esses segmentos , destaca o diretor do SEPPIR, Eriosvaldo Menezes.