• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

MDA capacita mulheres quilombolas

O encontro Mulheres Quilombolas: Gênero e Políticas Públicas para o Etnodesenvolvimento, promovido nesta semana pelo Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, capacitou 22 mulheres representantes de comunidades quilombolas, além de representantes de ministérios, secretarias governamentais ligadas ao tema e movimentos sociais. Na terça e quarta-feira (29 e 30), as participantes debateram as ações de desenvolvimento e apresentaram suas experiências de projetos produtivos.

O MDA vem desenvolvendo ações para integrar as mulheres quilombolas nas suas políticas públicas através do Programa Nacional de Capacitação (Pronater), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Brasil Quilombola. “Estamos começando a implantar um projeto com o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas públicas adequadas para promover o desenvolvimento cultural, social e econômico dessas mulheres”, explicou a coordenadora do Programa de Promoção, Gênero, Raça e Etnia do MDA, Andréa Butto.

Segundo Andréa, a meta é capacitar cerca de 22 comunidades quilombolas com as políticas públicas do ministério. “Queremos que um número maior de mulheres quilombolas participem dos conselhos estaduais municipais de desenvolvimento rural sustentável para incentivar as atividades produtivas com geração de renda para as próprias mulheres”, explicou Andréa.

A Associação de Mulheres Quilombolas de Deus Ajude, localizada em Marajó (PA), teve acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em julho do ano passado e financiou R$ 60 mil para o investimento de máquinas e na capacitação de dez comunidades que trabalham com a horta e com a farinha. “Esse é um momento importante para termos contato com outras experiências, além de debater e ampliar as nossas reinvidicações para que possamos levar às nossas comunidades, onde as ações devem realmente acontecer”, completou a representante da associação, Rita da Costa.

O encontro recebeu o apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e do Departamento de Cooperação Internacional do Governo Inglês (DFID). “Essa parceria consiste no auxílio às entidades do governo para que possam discutir as políticas orçamentárias sendo incorporados os princípios de gênero e raça”, ressaltou a assistente do Programa de Igualdade, Gênero e Raça do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, Mônica Giágio.

Estiveram presentes também representantes da Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Rocial, da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério do Meio Ambiente (MME).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo