RS – Laudos Antropológicos
Incra/RS inicia laudos antropológicos de duas comunidades quilombolas
O Incra/RS começou a fazer os laudos antropológicos de duas comunidades quilombolas existentes no Rio Grande do Sul – Cambará, em Cachoeira do Sul, e Manoel Barbosa, em Gravataí.
O trabalho, viabilizado através de convênio com a Universidade Federal do RS – UFRGS, visa definir a historicidade dos quilombos, através do levantamento de informações sobre cultura, religião, migração, território ocupado e aspectos produtivos. O prazo para conclusão de cada laudo antropológico é de até dez meses.
Além de Cambará e Manoel Barbosa, o convênio firmado entre o Incra/RS e a UFRGS atende outras quatro comunidades quilombolas do estado – Morro Alto (Maquiné), Casca (Mostardas), São Miguel e Rincão dos Martiminianos (ambas em Restinga Seca) – e também prevê a prestação de assessoria técnica para a elaboração de relatórios sócio-econômicos.
O objetivo final do trabalho desenvolvido pelo Incra junto aos remanescentes de quilombos é conceder às famílias o título de Concessão do Direito Real de Uso da terra.