• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

PE – Encontro sobre educação

Indígenas e Quilombolas encontram-se em Conceição das Crioulas para troca de experiências de educação escolar

Debater a questão da educação escolar indígena e quilombola como um direito é um dos objetivos do “I Encontro dos Povos Indígenas e Quilombolas Xukuru e Conceição das Crioulas: Experiências de etno-educação escolar”. O evento, que será realizado na Vila de Conceição da Crioulas, em Salgueiro distante 556 quilômetros do Recife, acontece de 1º a 3 de abril, e, pretende reunir os profissionais indígenas, quilombolas e parceiros para uma troca de experiências entre os grupos étnicos para propor uma política educacional diferenciada ao Estado. O encontro é uma promoção do Centro de Cultura Luiz Freire, que, há dez anos, trabalha com grupos indígenas e quilombolas. O evento conta com o apoio da Embaixada Britânica e Action Aid.

De acordo com Eliene Amorim, coordenadora do Programa de Educação do Centro de Cultura Luiz Freire, a programação do evento foi elaborada, há dois meses, entre as representantes da AQCC e os representantes do Copixo, num encontro realizado na Aldeia Pão de Açúcar, em Pesqueira, território do Povo Xukuru (Pesqueira). “É um encontro que vai proporcionar uma articulação entre dois grupos étnicos, gerando uma pauta de reinvidicações coletiva no sentido de garantir uma política educacional que resgate a diversidade étnica do Estado”, finaliza.

Na pauta do encontro, discussões sobre a organização sócio-política, dificuldades enfrentadas, história dos povos e da educação escolar diferenciada. Também haverá oficinas para a construção de um projeto político-pedagógico para os povos. No sábado (02), serão apresentadas aos participantes, noções de legislação e luta pela educação específica e diferenciada, de acordo com os artigos 231 e 232 da Constituição Federal, além da convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

À tarde, acontece a oficina sobre Projeto Político Pedagógico. Serão debatidos através da formação de grupos de trabalho; a finalidade da escola, calendários específicos, modelo de gestão, currículo específico e avaliação para cada povo. À noite, acontece reunião ente integrantes da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe), Comissão de Professores Xukuru (Copixo) e Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC), para avaliar os procedimentos e encaminhamentos do encontro e levantamento das propostas.

No domingo (03), os trabalhos estão focados no projeto de construção, implementação do projeto político pedagógico das escolas indígenas e quilombolas. Na primeira parte, acontece a memória e a sistematização dos trabalhos em grupos. Na segunda parte haverá leitura e apreciação das proposições a serem encaminhadas após o encontro.

Mais informações Assessoria de Imprensa do Centro de Cultura Luiz Freire: Fred Pessoa 3301-5217 ou 9916-9409

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo