BA – Incra promove encontro…
Incra-Ba promove encontro com cinco comunidades Quilombolas.
O Superintendente Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da Bahia, Marcelino Galo, abriu hoje (02/03) um encontro com representantes de cinco comunidades remanescentes de quilombos para apresentação do Projeto de Identificação e Delimitação das Terras de Quilombolas. O evento aconteceu no Auditório da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Médio São Francisco e do Vale do Parnaíba), no Município de Bom Jesus da Lapa, na Região Oeste do Estado.
O Projeto, fruto de um convênio firmado entre o Incra e as universidades públicas UFBa (Universidade Federal da Bahia) e Uneb (Universidade do Estado da Bahia), para a elaboração de relatórios técnicos que permita a identificação, demarcação e titulação das terras, irá beneficiar 1.563 famílias, descendentes de escravos, com 93.227 hectares de terras.
Com a finalização do encontro no dia 4, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas ligadas às comunidades, serão iniciados os trabalhos de campo nos quilombolas de Parateca e Pau D´arco (Município de Malhada, no Médio São Francisco), Sacutiaba e Riacho da Sacutiaba (Município de Wanderley, na Região Oeste) e Jatobá (Muquem de São Francisco, no Médio São Francisco) e Batalhinha e Lagoa do Peixe em Bom Jesus da Lapa.
Segundo uma das Coordenadoras do Projeto, a Professora Gilca Oliveira, o evento busca finalizar junto com os representantes dessas comunidades a metodologia de trabalho de campo. “Objetivamos explicar a importância da elaboração dos relatórios técnicos para se chegar à titulação das terras, além de ouvi-los, para fecharmos uma metodologia final”, completa.
As desapropriações desses territórios envolvem várias propriedades, inclusive, áreas da União e precisam da elaboração de relatórios técnicos especializados. “O processo de titulação dos quilombolas é delicado, pois considera a ancestralidade destas comunidades, a cultura, as atividades econômicas desenvolvidas naquele espaço geográfico”, explica Marcelino Galo.
Estiveram presentes no encontro diversas autoridades. Além do Superintendente do Incra-Ba, participaram da mesa de abertura o Superintendente da Codevasf, Jonas Paulo, os prefeitos de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia e de Malhada, Anselmo Boa Sorte, os Coordenadores do Projeto, a Professora do Instituto de Geografia da UFBa, Guiomar Germane e o Professor da Uneb Valdélio Silva, além dos representantes da Confederação Nacional dos Quilombolas (Conaf) e da Coordenação Estadual dos Trabalhadores Assentados e Acampados (Ceta).