MG – Vargem da Salinas
A comunidade de Vargem da Salinas-Fazenda São Bartolomeu sofre ameaças ambientais e territoriais
A comunidade de Vargem da Salinas-Fazenda São Bartolomeu, também conhecida como Cabaça, é uma comunidade que fica situada na fazenda São Bartolomeu, município de Montezuma/MG.
O Sr. Paulo Costa diz ser o legítimo proprietário da fazenda, com uma área de 14.500 hectares, o restante é do Estado, segundo o ITER-MG (Instituto Estadual de Terras). Essa terra hoje se encontra em conflito com o Estado, que já entrou com uma ação reivindicando a posse da terra.
Essas famílias estão nesta área desde quando nasceram, segundo o Sr. José Pereira Pardinho, conhecido como Zé de Tila. Hoje a comunidade é formada por sete famílias que vivem esquecidas e sem alto-estima, pois os políticos só aparecem na região para fazerem campanhas eleitorais.
A comunidade não possui o título legal da terra e sempre sobreviveram em atividades ligadas à carvoaria. Mas segundo os moradores a terra foi vendida para uma empresa e ninguém mais pode trabalhar em seu território. A comunidade sofre bastante com a escassez da água e se não fosse o projeto ASA – Articulação no Semi-Árido que consta construir caixas para a captação de água da chuva, a situação estaria pior ainda.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montezuma, juntamente com a Pastoral da Criança tem feito alguns trabalhos comunitários na comunidade. O principal trabalho é de educação ambiental, conscientizando os moradores a não desmatarem a mata para a produção de carvão, criando outras alternativas de renda, como o plantio da mandioca.
O grande problema da comunidade é de legalização fundiária. Somente assim este grupo tradicional terá seus direitos respeitados e não serão ameaçados por grileiros e nem pelo desmatamento criminoso que acontece em suas áreas. Vamos fazer valer o decreto 4887.