PE – Apoio à Conceição das Crioulas
Síntese da reunião da rede de apoio à Conceição das Crioulas
Preocupados/as com o conflito na Comunidade de Conceição das Crioulas, decorrente do processo da luta pela terra e atualmente agravado pela presença do INCRA na área, as organizações ligadas ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, entidades que apóiam a causa quilombola, parlamentares reuniram-se ontem (16/12) pela manhã, na sede do Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, juntamente com representantes da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC para pensarem ações articuladas na busca do enfrentamento do problema.
A AQCC que coordenou a reunião, fez um relato da história de Conceição pontuando os momentos de tensão da comunidade com os/as fazendeiros/as e políticos locais até o atual conflito.
Assim, após uma análise da conjuntura local com base no processo histórico de Crioulas, cuja organização social tem sido alvo de investidas das forças políticas contrárias ao pleito quilombola por seu território tradicional e políticas públicas específicas, e compreendendo que a mídia tem erroneamente enfocado o conflito como sendo entre indígenas (Atikum) e quilombolas (Crioulas), o grupo chegou ao consenso dos seguintes encaminhamentos, com vistas a resolução imediata dos casos mais graves como as ameaças de morte às lideranças e seus familiares :
1 . Caravana dos Direitos Humanos
O evento:
Dia 22/12 (quarta-feira próxima) na comunidade de Conceição. Saída às 23:30 horas do dia 21/12 de frente da Assembléia Legislativa – rua da Aurora. O combinado é chegar de manhã na comunidade e retornar para Recife na parte da tarde.
Os meios:
A Oxfam está disponibilizando uma contra-partida para viabilizar o transporte. (Fernanda irá confirmar o valor ). O grupo sugere um micro-ônibus. Caso o apoio da Oxfam cubra toda a despesa com transporte, cada entidade assume apenas suas despesas com alimentação.
O CCLF fará a assessoria de imprensa.
Presenças:
Confirmaram até agora a ida o CCLF, GAJOP, MNDH, CENDHEC, Deputado Estadual Isaltino Nascimento, João Arnaldo. O MPE esta sendo articulado.
*É importante garantir o máximo de representatividade, por isso pedimos que os/as colegas que não puderam ficar até o fim da reunião e demais se posicionem na rede sobre suas presenças. *
2. Denúncia Pública
Documento em anexo será enviado ao INCRA, MPF, MPE, Secretaria de Defesa Social, MDA- Ouvidoria Agrária, FUNAI,MNDH, Polícia Federal, Procuradoria Geral do Estado.
Aparecida Mendes (AQCC) está em Recife articulando audiências/reuniões para a entrega do documento com as autoridades da esfera local e o MNDH que está reunido em Brasília encaminhará para as autoridades da esfera federal.
3. Mobilização Local
Elaboração de um panfleto informando a história e luta de Conceição para sensibilizar a população salgueirense. Envolvidos/as: Helena (doutores da alegria) está viabilizando a impressão e Josivan -UFPE, Ivan -CCLF e AQCC estão organizando o texto e estratégias de divulgação.
4. Mídia
Dia 17/12 um grupo estará visitando as redações dos jornais para levar a contra-informação à mídia sobre o real conflito na intenção de ir derrubando o argumento de “conflito interno entre indígenas e quilombolas”. Todos /as estão convidados/as a participar, às 10 horas em
frente ao Diário de Pernambuco.
5. Denúncia Internacional
Buscar apoio dos mecanismos internacionais, considerando que há ameaça de vida de lideranças e comunidade e que a luta de Conceição é uma referência nacional.
Responsável: GAJOP.
6. Criação da rede on line- quilombospe
Para facilitar as articulações entre as entidades de apoio que estão diretamente envolvidas no caso Crioulas.
Responsável: CCLF
7. Pronunciamento de apoio na Assembléia dos Deputados – Isaltino
(estadual) e Paulo Rubens (federal).
8. Caravana 2
Data a definir (mês de janeiro), visando uma ação mais ampla envolvendo a sociedade salgueirense.